10 noviembre 2008

programa videobrasil de residências

Programa de residencias, São Paulo (Brasil).
Criado em 2007, o Programa Videobrasil de Residências sistematiza a ação da Associação Cultural Videobrasil no campo dos intercâmbios artísticos, iniciada em 2003. Por meio de parcerias estratégicas com instituições renomadas de ensino, pesquisa e produção no Brasil, na França e na Holanda, o Programa oferece residências a artistas que participam da mostra competitiva do Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil, Panoramas do Sul, em especial brasileiros, latino-americanos e africanos.

DADOS PARA CONTATO
Nome do Instituição: Associação Cultural Videobrasil
Nome do Programa: Programa Videobrasil de Residências
Nome do Contato: Ana Pato
Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 1150
CEP: 05305-002
Telefone: 55 11 3645 0516
Fax: 55 11 3645 4802
E-mail: info@videobrasil.org.br
Web-site: www.videobrasil.org.br
Horário: de segunda a sexta, das 12h às 18h
Presidente/Curador – Solange Farkas
Diretor/Coordenador – Ana Pato

CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA
Ano de início: 2003
Sistema de convocatória: As residências do Programa beneficiam artistas brasileiros e estrangeiros que participam da mostra competitiva do Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil, Panoramas do Sul.
Quantidade de vagas por ano: o festival é bianual e a quantidade de vagas varia de acordo com as parcerias realizadas. Em 2007 foram concedidos 8 prêmios de residência.
Tempo mínimo/ máximo de estância: de 2 a 3 meses, mas depende do acordo estabelecido com a residência parceira.


INTENÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA
O Programa Videobrasil de Residências sistematiza a ação da Associação Cultural Videobrasil no campo das residências artísticas. Por meio de parcerias estratégicas com instituições renomadas de ensino, pesquisa e produção em vários países, busca fortalecer as ações de intercâmbio oferecidas no Brasil e criar uma dinâmica rotativa que beneficie em especial artistas brasileiros, latino-americanos e africanos. Os contemplados são escolhidos por uma comissão constituída por membros da Associação e das instituições parceiras.


SUSTENTABILIDADE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA
O Prince Claus Fund (Holanda) apóia o Programa, que tem como parceiros a Fundação Armando Alvares Penteado, o Consulado Geral da França no Brasil, a Aliança Francesa e a WBK Vrije Academie (Holanda), e conta com a colaboração do Capacete Entretenimentos e do Instituto Sacatar.

PROJETOS DE RESIDÊNCIA EM 2008
Artistas premiados durante o 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil (2007):
> Prêmio de Criação Audiovisual Le Fresnoy – França . Caetano Dias (Brasil-BA)
> Prêmio FAAP de Artes Digitais
Federico Lamas (Argentina)
> Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie
Danillo Barata (Brasil-BA)Eustáquio Neves (Brasil-MG)Jamsen Law (Hong Kong/China)Marcellvs L. (Brasil-MG)> Prêmio Videobrasil de Residência no Sacatar
Nicolás Testoni (Argentina)> Prêmio Videobrasil de Residência no Capacete
Dan Halter (Zimbábue)

PUBLICAÇÕES
O Caderno SESC Videobrasil é uma publicação anual que se dedica a aprofundar a reflexão sobre a produção artística contemporânea. Cada edição propõe uma discussão temática pertinente a seu contexto, que se desdobra em ensaios de pesquisadores, críticos e artistas.

Lançado durante o 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica, explora temas como o ressurgimento da performance (2005), os desafios trazidos pela experiência contemporânea da mobilidade (2006), o papel do experimentalismo na produção audiovisual (2007) e as estratégias e experiências ligadas aos movimentos de ocupação do espaço (2008).

Catálogos bianuais do Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil
Estas publicações são uma realização da Associação Cultural Videobrasil e do SESC São Paulo


REDES NAS QUAIS PARTICIPA
Fazemos parte do Network Partnership do Prince Claus Fund.


OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES
A Associação Cultural Videobrasil é uma organização de interesse público que se dedica a fomentar, difundir e mapear a arte eletrônica do circuito sul. Criada em 1991, é um centro internacional de referência e de intercâmbio entre artistas, curadores e pensadores.

Em parceria com o SESC São Paulo, a Associação produz o Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil, que acontece a cada dois anos em São Paulo; os Encontros SESC Videobrasil, programas mensais de arte eletrônica no SESC Avenida Paulista; as Itinerâncias Videobrasil, que levam a síntese do Festival a cidades no Brasil e no exterior; a Videobrasil Coleção de Autores, série anual de documentários sobre artistas; o Caderno Videobrasil, publicação anual dedicada à arte contemporânea; e o FF>>Dossier, que retrata expoentes da arte eletrônica em edições mensais on-line.

A Associação também alimenta continuamente o Videobrasil On-line, banco de dados extensivo sobre a arte eletrônica do sul; conserva um acervo de mais de 4 mil títulos; comissiona obras; e realiza mostras e curadorias de arte eletrônica ao redor do mundo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

comentários