08 noviembre 2008

toninho da galeria do rock

Galeria do Rock- Gestión de un espacio de cultura plural. miércoles 26 nov 10h
Galeria do Rock é um Patrimônio multicultural do Estado Brasileiro.
Pode-se afirmar que tornou-se referencia para algumas gerações, principalmente no Estado de São Paulo. Conhecida como Galeria 24 de maio, anterior a criação do conceito que a celebrizou, deu luz a inúmeras gêneses, entre elas, a formação da Cultura Hiphop, Skate, tatoo, piercing, Silck screen entre outros. Estas vertentes são riquíssimas em conteúdos , atitudes e ação. Entre estas a Cultura hiphop se destaca. Em meados da década de 80, jovens da periferia lá se reuniam, onde encontravam seus principais patrocinadores, entre eles a loja Kaus e alguns cabeleireiros e se dirigiam ao largo São Bento onde se formaram os principais dançarinos de rua, grafiteiros, grupos de Rap e Djs, que compõe os quatro elementos da Cultura. A Cultura HipHop, se bem conduzida, pode imprimir um verdadeira revolução Cultural neste país e inferir em todo mundo Ocidental.
Outra cultura de grande significância é a do Skate ele está nos pés de milhões de jovens brasileiros, sendo considerado a segunda maior prática esportiva em nosso País , depois do futebol. A primeira loja especializada em Skate Rock surgiu na Galeria como fruto da criação do conceito, numa fusão de uma loja de Rock com outra de Skate. Nesta mesma vertente surge a loja de Skate do Donald, da Banda ¨Gritando Hc¨. Enquanto esta verdadeira panela Cultural frigia, um bando de abnegados e idealistas, acostumados a conviver com a repressão se reuniram numa associação, no início da decada de 90, e, num esforço coletivo, tendo a visão que, daquele lodo, do abandono do poder público, da desorganização e desarticulação dos condôminos, da omissão das pessoas, somando a descrença da Sociedade em relação ao Rock and Roll poder-se-ia surgir o ¨pleno vôo de Fenix¨. O fato é que, aquele grupo de abnegados, verdadeiros ¨Malucos belezas¨, entre eles; Chicão, da Dévil discos, Luiz da Baratos e Afins, Toninho do Fã Club da Banda Sepultura, Emil Lutfi, Nivaldo Constenaro , da Stand Up, Dr. Airson Carlos do Nascimento, sob a batuta de Antonio de Souza Neto que acreditou no sonho da coletividade. O sonho cresceu muito, muito além da idéia inicial. A criatura se tornou muito maior que os criadores, tornando-0s um grão de areia no universo da GALERIA DO ROCK.
TONINHO DA GALERIA
Ele governa afro-americanos, chineses, judeus, árabes e até brasileiros. Das tribos masi zens da new age aos mais radicais metaleiros e punks, da galera do skate aos amantes do classic-rock. Sem mortos, sem feridos, sem maiores conflitos. e consegue coisas impossíveis. Manter um espaço underground, sem descaracterizá-lo mas em um nível mínimo de organização que permita sua sobrevivência, agradando aos quatro mil "habitantes permanentes" e aos mais de vinte mil diários. Entre as últimas mágicas, conseguiu criar o Instituto Galeria do Rock. E conseguiu também levar toda uma diretoria de agência do Banco do Brasil para cativar e oferecer investimentos aos lojistas. O presidente do mundo é o super-Toninho da Galeria, que devia servir de exemplo a George Bush. Até agora esse mundo vive em paz e sem atentados maiores que não a multidão de jovens dos zero aos noventa anos que invadem os espaços da Galeria do rock, em busca do sonho de liberdade de um skate, da identidade cultural/musical/política de uma camiseta, ou das viagens etéreas na infinita diversidade de sons os quais só ali podem ser encontrados.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

comentários