10 noviembre 2008

lab-mis

Laboratório de novas mídias, São Paulo (Brasil).
LabMIS é um laboratório de novas mídias - o primeiro instalado em um museu público no Brasil. Trata-se de um centro de pesquisa e produção para artistas residentes e comissionados. No LabMis também são realizados cursos, palestras e workshops para os mais diversos públicos.
É no LabMIS que se desenvolve a principal ação de fomento à produção de arte e conhecimento em novas tecnologias. É um espaço dedicado à criação e reflexão crítica sobre as práticas contemporâneas das mídias, numa intersecção entre arte, ciência, tecnologia e sociedade. Encoraja a colaboração coletiva, compartilhando o espírito de criação e distribuição livres da cultura digital. É ponto de encontro de artistas, curadores, técnicos, programadores, estudantes e público interessado em geral. Além da infra-estrutura formada por equipamentos de ponta, o laboratório-ateliê oferece apoio prático e teórico para o desenvolvimento de projetos inovadores e de qualidade nas áreas de fotografia digital, vídeo digital, cinema digital, áudio arte, web arte, games, computação gráfica, design de interfaces e computação, comunidades digitais e software colaborativo, entre outras. Os artistas residentes serão selecionados por edital a ser lançado no site da instituição. Em intercâmbio com instituições nacionais e internacionais, o LabMIS irá comissionar artistas do Brasil e do exterior para a produção de obras inéditas, a serem exibidas no Espaço Redondo, que também irá sediar as mostras anuais de resultados dos artistas residentes. Na programação, há uma variedade de workshops abertos ao público, além de um núcleo de teoria crítica para a formação de críticos e curadores.
Instalações
Sala de workshop: destinada às atividades comandadas por artistas, curadores e especialistas convidados pela instituição. Para esse espaço, foram adquiridos 12 computadores (Apple Imac 20´), equipados com softwares de edição de áudio e vídeo, design e programação.
Estúdio de som ("Studio Bundle"): projetado pelo especialista José Augusto Mannis, conta com uma mesa controladora C24 da Digidesign, Protools HD, monitores de referência Genelec e microfones de alta qualidade, como Sennheiser e AKG.
Oficina de interfaces: área voltada para a experimentação prática. Conta com placas arduínos, protoboards, sensores, GPS e computadores com sistema operacional Linux.
Sala de edição de áudio e vídeo: destaque para a estrutura de rede de fibra óptica 4GB, com switch e placas Q-logic, que possibilitarão maior desempenho na transmissão de dados entre os ambientes. Conta com computadores Apple Mac Pro 2.8 GHz Quad Core, monitores Apple Cinema Display de 23´ e softwares para edição. Completa sua estrutura um servidor Apple Xserve de 12TB, para armazenamento de vídeos desenvolvidos pelos artistas.
Bolsas
Anualmente, o LabMIS lançará editais públicos para a seleção de artistas interessados em desenvolver seus projetos no espaço, contando com o suporte da equipe de orientadores e técnicos. Serão escolhidos três artistas (incluindo profissionais de outros Estados), que receberão uma bolsa-residência para se instalarem durante três meses em São Paulo. O LabMIS estabelece convênios com instituições do exterior, para promover intercâmbios e residências para estrangeiros, além de convidar e comissionar três artistas ao ano para criarem obras inéditas a serem expostas no MIS.
Para 2008, excepcionalmente, a direção da instituição convidou cinco artistas apontados como promissores pela crítica e também pela academia, para desenvolver seus projetos no LabMIS. Entre os comissionados, os escolhidos foram os norte-americanos Bill Seaman e Daniel Howe, o paulista Cássio Vasconcellos e a fluminense Kátia Maciel. Já para a residência foram convocados o baiano Caetano Dias e o pernambucano Paulo Meira. Os artistas comissionados exibirão seu trabalho no Espaço Redondo da instituição, área destinada à exposição de projetos relacionados ao LabBMIS. Para os artistas residentes, o Museu prevê uma mostra anual de resultados no espaço expositivo. Desta forma, o MIS consegue cumprir suas finalidades de pesquisa, produção e difusão cultural.
Programação
Faz parte da programação a realização de cursos, workshops e palestras destinados a jovens artistas, estudantes de artes visuais, cinema, fotografia e afins, professores da rede pública, crianças, adolescentes, universitários e terceira idade. Conduzidas pelos orientadores e por artistas comissionados, contempla desde a capacitação em programação em novas mídias até a especialização em curadoria e crítica das artes contemporâneas.

mis-sp museu da imagem e do som de são paulo
lab-mis
gisela domschke
+55 11 2117 4777
avenida europa 158 jardim europa
são paulo sp brasil cep 01449 000
gisela@mis-sp.org.brwww.mis-sp.org.br

No hay comentarios:

Publicar un comentario

comentários